Batalhão de Colatina reforça policiamento para Operação Natal

19

Desde a última segunda-feira (18), o policiamento foi reforçado nos locais com maior concentração do comércio varejista das cidades de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte, municípios atendidos pelo 8º Batalhão. As ações foram iniciadas às oito horas da manhã e estenderá até à tarde do dia 24 de dezembro deste ano. O policiamento será intensificado nesses dias, durante funcionamento do comércio.

O fluxo de pessoas nos centros comerciais aumenta nos últimos dias do ano que antecedem as festas de Natal e o objetivo do reforço no policiamento é facilitar o acesso e garantir a permanência tranquila dos cidadãos nesses espaços.

A Polícia Militar programou as modalidades de policiamento a pé, ciclopatrulhamento e o tradicional policiamento motorizado, além de policiamento velado que se destina a reconhecer possíveis infratores para subsidiar abordagens de suspeitos. O intuito é inibir a ação de pessoas intencionadas ao cometimento de infrações penais, como furto ou roubos, e proporcionar segurança à população dos sete municípios para que possam realizar suas compras e circular resguardada pelas ruas e lojas.

O planejamento do emprego do efetivo policial nos horários especiais de funcionamento, considerando as particularidades de cada local, foi realizado em conjunto com os órgãos e representantes dos lojistas das cidades, primando pela tranquilidade e segurança dos comerciantes e clientes nas compras natalinas.

De acordo com a Polícia Militar, algumas dicas devem ser observadas e podem garantir a tranquilidade e a segurança de quem vai às compras nesse fim de ano. Os clientes devem programar suas compras e, se possível, as antecipar; devem evitar aglomerações; não andar pelas ruas com mercadorias de alto valor nas mãos; se possível, sair sempre acompanhado; evitar circular com grandes quantias e, se isso não for possível, dividi-las em vários bolsos; dar preferência pelo uso dos cartões de débito ou crédito, por ser uma forma de evitar circular com dinheiro nos bolsos ou bolsas; não manusear dinheiro na rua, nem à vista de todos e ao sair para as compras com crianças atentarem-se ao máximo possível para com elas. Outra dica valiosa é a atenção redobrada no trânsito, que nesse período fica mais caótico que o de costume. Já os lojistas devem evitar acúmulo de dinheiro nos caixas e fazer sangrias pontuais; não deixar o comércio aberto com apenas um funcionário; buscar sempre trocar Informações com as lojas vizinhas e quando identificar qualquer situação suspeita chamar imediatamente a Polícia Militar.

Vale ressaltar também a importância da participação da população na atuação policial. As pessoas podem colaborar com o trabalho por meio de denúncias pelo telefone 190, da PM, e pelo 181, Disque-Denúncia.

Direto da redação: Rafael Ribeiro.