Governo anuncia investimento para barragens em Vila Pavão

14

Mais investimentos para a agricultura do Espírito Santo. Desta vez, o município contemplado foi Vila Pavão. Na manhã deste sábado (16), na Câmara de Municipal, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou a abertura do edital de licitação para construção da barragem no Córrego Socorro e apresentou o projeto da barragem de Praça Rica.

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de Vila Pavão, Irineu Wutke e autoridades locais e estaduais.

A barragem do Córrego Socorro, que será construída de concreto e terá capacidade para armazenar 67 milhões de litros de água, ficará em uma área alagada de 6 hectares, com uma altura de 4,5 metros. O valor estimado para licitação é de R$ 863 mil.

Já a simulação do projeto da barragem Praça Rica aponta que terá capacidade de aproximadamente 1 bilhão de litros para armazenamento, e que o reservatório terá uma área alagada de 24 hectares.

O secretário Octaciano Neto destacou que as duas barragens que serão construídas em Vila Pavão resolverão de vez o problema de abastecimento de água da cidade. “Além dessas duas barragens, teremos futuramente também a do Cricaré. Com isso, o município não vai ter mais problema com abastecimento. Enquanto outros estados estão com dificuldade de pagar salário dos servidores, o Espírito Santo está com as contas organizadas, o que permite que sejam feitos investimentos para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

O secretário ainda lembrou que, neste ano, foi inaugurada a pavimentação da estrada que liga Vila Pavão ao distrito de Praça Rica, por meio do Programa Caminhos do Campo, e que a cidade será contemplada com duas antenas de telefonia móvel e internet 3G do programa Campo Digital.

O Prefeito Irineu Wutke considera as barragens de Praça Rica e Córrego Socorro importantes tanto para agricultura, quanto para o abastecimento humano. ”As duas barragens são essenciais para o desenvolvimento local, porque além do abastecimento humano, temos também toda a agricultura familiar, que faz uso dessa água para irrigação”, completou.

Uma das proprietárias que doou a área para construção da barragem de Córrego Socorro, Neuza Rodrigues de Freitas, disse que está otimista com a contratação do serviço para a barragem. “Será muito bom para os cidadãos de Vila Pavão, pois é mais desenvolvimento para o município”, disse.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

Direto da redação: Rafael Ribeiro.