Prefeito de São Mateus será afastado em definitivo semana que vem

119

O prefeito de São Mateus, Daniel Santana (Daniel do Açaí), será afastado do cargo em definitivo nesta segunda-feira (11). O afastamento foi confirmado na tarde desta quinta-feira (07), pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Durante esta quinta-feira (07), moradores do município fizeram uma manifestação em frente a prefeitura apoiando o Daniel. A manifestação ocorreu de forma tranquila e pouca gente participou.

Como Daniel será afastado, quem deverá assumir seu lugar será o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gomes Alves, nesta terça (12), em sessão ordinária na própria câmara. Ele deverá ficar como prefeito interino até o TRE organizar nova eleição no município.

Apesar da decisão, Daniel poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STF), mesmo que esteja afastado da prefeitura. Se Daniel conseguir recorrer, poderá retornar ao cargo.

Para o juiz federal Marcus Vinícius, relator, houve abuso de poder econômico na distribuição de água entre os anos de 2015 e 2016, época que a cidade passava por uma grave crise hídrica.

Por meio de uma entidade chamada “Liga da Solidariedade”, ao menos três caminhões-pipa distribuíram água para os moradores. Nos veículos, de acordo com fotos anexadas à ação, havia as logomarcas da própria Liga e da empresa Água Mineral Açaí, da qual Daniel da Açaí é sócio. É também daí que veio a inspiração para o apelido, que virou nome de urna.

Veja o documento publicado:

Direto da redação: Rafael Ribeiro.