Futebol capixaba mostra evolução com times do norte, mas segue fora do alcance nacional

Coube a dois clubes do norte do Estado, Nova Venécia e Real Noroeste, proporcionarem o melhor desempenho do futebol capixaba no Campeonato Brasileiro da Série D, com os dois representantes alcançando a terceira fase, as oitavas de final. Entretanto, o evidente crescimento esportivo não foi suficiente, ainda, para que o Espírito Santo alcançasse o acesso […]

Futebol capixaba mostra evolução com times do norte, mas segue fora do alcance nacional

Coube a dois clubes do norte do Estado, Nova Venécia e Real Noroeste, proporcionarem o melhor desempenho do futebol capixaba no Campeonato Brasileiro da Série D, com os dois representantes alcançando a terceira fase, as oitavas de final. Entretanto, o evidente crescimento esportivo não foi suficiente, ainda, para que o Espírito Santo alcançasse o acesso à Série C.

Desde a primeira edição do Campeonato Brasileiro da Série D, em 2009, nenhum clube capixaba havia conseguido ficar entre os quatro primeiros, posição que garante o acesso para a terceira divisão da competição nacional. Desta vez, os dois times chegaram perto das quartas de final.

 

REAL NOROESTE

O Real Noroeste foi o time que mais se aproximou. Após empate no primeiro jogo, por 1 a 1, o time de Águia Branca conseguiu segurar novo empate, de 0 a 0, com o Caxias, do Rio Grande do Sul. O segundo jogo aconteceu no Estádio Centenário, na casa do adversário, no sábado (13), levando a definição para a cobrança dos pênaltis. Os gaúchos foram melhores e venceram por 3 a 0.

 

NOVA VENÉCIA

Já o Nova Venécia, que precisava de uma vitória por dois gols de diferença sobre a Portuguesa, do Rio de Janeiro, no jogo de domingo (14), em casa, apenas empatou no Estádio Zenor Pedrosa Rocha. Após derrota de 2 a 1 no duelo de ida, os venecianos ficaram em 2 a 2 e também deram adeus à competição.

 

O desempenho, no entanto, deixou ambos os clubes de cabeça erguida. Melhor para o Real Noroeste, campeão capixaba de 2022, que volta à Série D em 2023. Já o Nova Venécia está fora da disputa nacional do ano que vem. Para voltar a disputar a competição, em 2024, precisará ganhar o Campeonato Capixaba de 2023 ou a Copa Espírito Santo no mesmo ano.

 

PORTUGUESA E CAXIAS

Na sequência da Série D, os times que superaram Nova Venécia e Real Noroeste, Portuguesa e Caxias, respectivamente, jogam no sábado a próxima fase, as quartas de final. Portuguesa enfrenta o time do Amazonas e Caxias joga contra o América-RN, de Natal.